segunda-feira, 25 de junho de 2012


Análise da execução do meu projeto

O relato abaixo está embasado no desenvolvimento, descrições e observações feitas por mim, durante a execução e realização do Projeto Interdisciplinar – Pintura Rupestre no Brasil, apresentado na Escola Estadual de Ens. Fund. e Médio “João Ribeiro”.
De acordo com a atuação de execução foi possível perceber que a educação vem passando por várias mudanças, onde essas têm contribuindo de forma bastante relevante para o enriquecimento na área do ensino, principalmente na disciplina de Arte, o que antes era impossível de se ver as finalidades desta disciplina com outras disciplinas. Diante disso, busquei transmiti a interligação da disciplina de Arte + História no tema Pintura Rupestres no Brasil para os educandos, de forma onde o fazer artísticos deste tema, pudesse prover o aluno para que conheça essa história que a humanidade construiu ao longo da sua caminhada,  para que nela possa intervir, fazendo as suas representações e não copiando outras que já fazem parte da história.
Fiquei muito feliz pela interação e troca de informações, o que foi muito gratificante ver a curiosidade deles em desenvolver o trabalho para se conseguir um resultado final esperado e saber que cada um de nós podemos fazer a nossa própria história, visto que, o hoje se parece bem evoluído futuramente estará defasado diante das evoluções.
Portanto, o resultado geral desse projeto,  visou fortalecer a relação teoria e prática interdisciplinar entre a disciplina de História e Arte. Baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências pode ser muito mais adquirido se trabalharmos uma educação de junção de agrupamentos de conteúdos e atividades no processo de ensino aprendizagem de nossos educandos, visto que, a boa educação escolar tornou-se indispensável, a fim de que a pessoa possa desenvolver sua personalidade e esteja bem preparada para a vida social.

Modo de como se desenvolveu o projeto:  O Projeto Interdisciplinar Pinturas Rupestres no Brasil foi trabalho primeiramente, o objetivo deste projeto, logo mais,  com os conhecimentos prévios dos educandos a respeito do tema, ressaltando sempre com uma interligação entre as disciplinas de História e Arte e levando os mesmos a deixarem de verem a disciplina de Artes como simplesmente uma manifestação de sentimentos, formas de expressão; mas que também pudesse ser enxergada, e principalmente como forma de pensamento – base epistemológica tão importante na formação do aluno e no território curricular das escolas quanto o estatuto de outras disciplinas.
Em seguida trabalhei com o folder criado em semana anterior a essa

  
 Vídeos informativos sobre a Serra da Capivara e imagens com registros históricos de pinturas rupestres no Brasil contidos neste blog. Após as informações cedidas aos educandos, hora da prática. Como atividade prática – Desenho raspado -, o mesmo foi executado passo a passo como consta no roteiro do projeto.
Arte rupestre – Desenho raspado - 
Levei para sala de aula os seguintes materiais: cartolinas brancas cortadas no tamanho A4, giz de cera de várias cores, tinta nanquim preta, pincel, clips e agulha grossa, arrumei todos em uma mesinha no centro da sala. Projetei no data show, a apresentação de cada material e os passos à serem seguidos. Logo após, as dicas informadas, avisei a turma que chegou a hora de pintar as pinturas rupestres deles, no qual, deverão incorporar o espírito dos homens da pré-história e retratar cenas do cotidiano, como também deixar marcas das mãos espalmadas. Salientei a todos, que a retratação deles para a atualidade seria com certeza bem diferente, mas que ficaria bem interessante caso alguém no ano de 3050 a encontrar-se.  

 

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